INAC Homepage  

Recordar o Passado

Na procura da sua identidade histórica e institucional, o Instituto Nacional de Aviação Civil, I.P. (INAC, I.P.) tem vindo a efetuar um levantamento exaustivo dos colaboradores que exerceram funções no Instituto, desde os primórdios da aviação civil até aos nossos dias.

O principal objetivo visa reconhecer o trabalho desenvolvido por gerações de colaboradores em prol do setor da aviação civil e relembrar a memória histórica de todos aqueles, que, no desempenhando das suas funções, contribuíram para o desenvolvimento do sector e, acima de tudo, tornaram possível que as atividades aéreas em geral e o transporte aéreo em especial fossem, hoje, atividades seguras nos planos nacional, europeu e internacional.

A lista dos referidos trabalhadores, ora publicada, está ainda longe de encontrar-se finalizada. Em termos gerais, é possível avançar que o INAC, I. P., como instituição sucessora do legado histórico da regulação e supervisão do setor aviação civil, tem a seu cargo o tratamento de mais de 31.500 registos, sendo neste momento já possível disponibilizar o registo de 1.096 colaboradores.

Ciente que o valor de uma instituição assenta no reconhecimento das pessoas e na afirmação da sua identidade institucional, o INAC, I. P. não poderia deixar de prestar uma homenagem reconhecida a todos aqueles que fazem parte da história do Instituto, desde os primórdios da aviação civil até aos dias de hoje. Este trabalho é transversal a vários momentos da história portuguesa contemporânea, sendo assim maior o desafio para todos nós. Desta forma, não seria justo, não começar já a disponibilizar os nomes daqueles que com o seu empenho e dedicação ajudaram a construir a história da aviação civil em Portugal.

26 de Dezembro de 2014,

Luís Trindade Santos – Presidente do Conselho Diretivo do INAC, I.P.

Arquivo Histórico de Colaboradores