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Informação Útil para Viajar

O transporte aéreo está subordinado a um contrato realizado entre uma companhia aérea e um passageiro.

O referido contrato, vulgarmente designado por bilhete de avião, tem por objectivo procurar o equilíbrio correcto entre os interesses dos passageiros e das transportadoras aéreas. Este contrato tem duas componentes: uma de preço/tarifa e outra de condições de aplicação da tarifa.

Senhor (a) Passageiro (a), sugere-se a leitura atenta do seguinte texto:

A – Informação geral

  1. Ao programar uma viagem de avião e na altura da compra do bilhete de avião (contrato celebrado com a companhia aérea) obtenha toda a informação relevante, isto é, preço e condições de aplicação da tarifa (por ex. penalizações por alteração ou cancelamento da viagem, etc.), aeroporto do início da viagem (há cidades com vários aeroportos), procedimentos a cumprir numa eventual escala intermédia. É conveniente deixar um contacto telefónico para qualquer informação relativa a alterações da sua viagem.
  2. Informe-se sobre a necessidade de documentos especiais para a viagem que vai efectuar (passaporte, vistos, autorização para menores de 18 anos, etc.).
  3. Informe a companhia aérea, com antecedência, da necessidade de assistência e/ou refeições especiais, mobilidade reduzida, crianças não acompanhadas, etc.
  4. Se o voo incluir duas transportadoras aéreas, perante o passageiro a última assume, geralmente, todas as responsabilidades.
  5. Reconfirme a sua reserva e os horários do voo antes de iniciar a sua viagem.
  6. Para facilitar a passagem no “rx”, viaje com roupas e sapatos sem aplicações metálicas e tenha atenção aos objectos que possa ter nos bolsos (chaves, telemóveis, etc.).

B - Conselhos importantes

  1. Por motivos de segurança é proibido o transporte de determinados objectos na bagagem de mão (por exemplo tesouras, canivetes, corta-unhas, limas, brinquedos que imitem armas, etc.).
  2. Foram aprovadas novas medidas de segurança impondo restrições quanto ao transporte de líquidos na bagagem de mão. Informe-se no site da ANAC.
  3. Evite colocar na bagagem despachada artigos valiosos, tais como jóias, material informático, máquinas ou material fotográfico, telemóveis, etc.

C - Cuidados essenciais

  1. Apresente-se para embarque, no balcão de check-in, com um bilhete válido e de acordo com a antecedência estipulada pela companhia aérea, operador turístico ou agente de viagens autorizado.
  2. Não se apresente para check-in à última hora. Pode conseguir chegar a tempo ao avião, mas as bagagens não…
  3. Cumpra as indicações prestadas no balcão de check-in no que se refere à hora e ao número da porta de embarque para iniciar a sua viagem de avião.
  4. Se detectar alguma irregularidade na sua bagagem, reporte-a à companhia aérea antes de sair da sala de desembarque.

D - Dicas para evitar problemas com a sua bagagem

Coloque uma Etiqueta de Bagagem no exterior e interior de cada volume de bagagem que vai despachar no balcão de check-in com o nome e morada do seu proprietário.

  1. Retire todas as etiquetas referentes a viagens anteriores.
  2. Certifique-se que recebe uma etiqueta de registo para cada uma das suas bagagens e verifique se o destino nela inscrito é o desejado.
  3. Em viagens efectuadas em grupo não despache a sua bagagem em conjunto com a do passageiro que faz o check-in em 1º lugar. Certifique-se que recebe a etiqueta da sua própria bagagem.
  4. Cumpra as regras relativamente ao transporte de bagagem na cabine do avião (dimensões e peso).
  5.  Se, à chegada ao destino final, a sua bagagem não aparecer, reporte este facto à companhia aérea e preencha a respectiva reclamação.
  6. Se puder, procure escolher voos que minimizem os problemas com as bagagens, isto é, por ordem crescente:
    • voos directos, sem escala;
    • voos directos, com escala, mas sem mudar de avião;
    • voos «online», isto é, com mudança de avião mas com a mesma companhia aérea;
    • voos «interline», isto é, com mudança de avião e de companhia aérea.

Se é prudente e puder, inclua na sua bagagem de mão artigos de higiene e uma muda de roupa para prevenir qualquer eventualidade.

Passageiros de Mobilidade Reduzida